Programa de estímulo à produção e à comercialização de cafés especiais do Espírito

Foi lançado nessa terça-feira, dia 22, o programa de estímulo à produção e à comercialização de cafés especiais do Espírito Santo, que é resultado de uma ampla parceria articulada pelo Bandes com Findes, Sebrae, Sindicafé, Seag, Cetcafé, Incaper, Feag, Centro de Comércio de Café e OCB-ES.


Para o diretor de crédito e fomento do Bandes, Carlos Magno de Barros, a proposta é permitir a criação de uma certificação dos cafés produzidos no Estado com o apoio a cerca de 2,5 mil produtores. “O Bandes disponibilizará cerca de R$ 200 milhões para financiar a adequação das propriedades, a modernização da indústria e a pesquisa. Esse investimento se adéqua a meta de expandir a produção de cafés torrado e moído de qualidade, aumentando sua proporção de forma a atingir 40% da produção total do setor de torrefação em um período de quatro anos”, explica o diretor.


Entre as metas da proposta está a expansão da oferta de café torrado e moído de qualidade por parte da indústria de torrefação capixaba mediante a maior integração entre esta, os produtores e suas respectivas cooperativas e associações. Além disso, incentivar as iniciativas de produção de café certificado no Espírito Santo, visando à sustentabilidade na produção primária e no processamento industrial.


Outra meta destacada pelo diretor-presidente do Bandes, Guilherme Henrique Pereira, é alcançar 500 mil sacas de café de qualidade certificadas. “O café qualificado garante ao produtor a ampliação de seu mercado e agrega valor ao produto”, explica Guilherme. O presidente destacou ainda que este é o primeiro programa que envolve todos os elos da cadeia produtiva de café. “Desde a produção, passando pela torrefação, comercialização no mercado atacadista e até no varejista, incluído neste, a parceria com bares, hotéis e restaurante está contemplada neste processo”, completa.


Será oferecida ao produtor uma consultoria tecnológica e de gestão para micro e pequenas empresas nos moldes do novo modelo de atuação preconizado pelo Bandes para integrar os diversos atores envolvidos com a atividade, possibilitando maior articulação do setor produtivo e maior visibilidade do café de qualidade produzido no Espírito Santo.


O crédito do Bandes aos produtores também promove uma maior adequação das propriedades rurais capixabas para a produção de cafés sustentáveis, além de incentivar projetos de pesquisa voltados para a tipificação dos cafés produzidos nas diferentes regiões cafeeiras, especificamente, quanto as suas características essenciais, como o aroma, acidez etc.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.