O Programa de Degustação dos Cafés do Brasil vai divulgar, nos próximos meses de junho e julho, o café solúvel brasileiro no Chile e Uruguai. A ação é coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), com apoio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Serão 53 pontos de apoio (estandes) nas principais redes de supermercados em 14 cidades diferentes. Nas ações de degustação, cada promotora estará uniformizada e equipada com um balcão de café solúvel brasileiro. A campanha é orientada e treinada por supervisores regionais, com a coordenação geral de um representante da Abics no Brasil.
O objetivo é promover internacionalmente a marca Cafés do Brasil, mostrando ao consumidor a qualidade do produto e estimulando o aumento do consumo do grão no exterior.O programa de degustação é realizado desde 2006 e já levou o café nacional a países da América do Sul e Central.
Além de reforçar a imagem da qualidade do café solúvel brasileiro, a ação proporciona direta e indiretamente benefícios, emprego e renda aos produtores rurais, fornecedores e indústrias do setor.