CaféPoint – 03/02/2015
Cafeicultores do México receberão incentivos para a produção do grão através do Programa de Coberturas de Preços de Café implementado pela Agência de Serviços de Comercialização e Desenvolvimento de Mercados Agropecuários (Aserca) da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (Sagarpa).
O porta-voz da Sagarpa, Cambeses Ballina, disse que o financiamento a nível nacional será de 320 milhões de pesos (cerca de US$ 21,65 milhões) onde pretendem beneficiar 72 mil produtores de café em 12 estados do México.
A intenção é oferecer uma prevenção para os tempos difíceis aos produtores, diante do cenário caracterizado pela volatilidade de preços nos mercados de café a nível internacional. Dessa forma, a Saparga considerou necessário a implementação do esquema e que pagariam aos produtores a partir de fevereiro próximo.
Trata-se de estabelecer uma série de mecanismos, que verificarão que cada um dos pequenos produtores, através de contrato, recebam um pagamento pelo benefício do café e que comercializem ao exterior, pois a ideia é que, em conjunto, contribuam com mais de 90% da produção nacional.
Na região, cerca de 95% dos produtores têm menos de cinco hectares e a receita de suas famílias depende até em 78% das vendas de café, o que estabelece claramente a importância de proteger sua renda diante da volatilidade de preços nos mercados internacionais.
A reportagem é do http://pulsoslp.com.mx / Tradução por Juliana Santin