fonte: Cepea

Programa Cafés Sustentáveis certifica sete marcas em MG

Por: 28/05/2007 21:05:48 - Agrolink

Em evento comemorativo do Dia Nacional do café, realizado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Associação Brasileira da Indústria de café (Abic) apresentou as 7 primeiras marcas certificadas pelo Programa cafés Sustentáveis do Brasil, que está sendo realizado, inicialmente, com o Conselho das Associações das Cooperativas de café do Cerrado (Caccer), de Minas Gerais.


As primeiras marcas autorizadas a estampar na embalagem o símbolo do programa, que apresenta de forma estilizada uma árvore e um xícara, são produzidas por três torrefadoras mineiras: “Sabor do Cerrado” e “Reserva Carmelo”, esta na versão torrado e moído e em grão torrado, produzida pela R.J.Baiardi, de Monte Carmelo; “café Torrado Grão Espresso Toko”, “café Torrado Grão Astoria Real”, “café Minas Rio Espresso Grão” e “café Torrado e Moído Astoria Real, fabricados pela Toko Ind. e Com. Exp. e Imp. Ltda., de Juiz de Fora; e “café Cajubá”, em grão torrado para espresso, marca da Icatril Ind. de café do Triângulo Mineiro, com sede em Uberlândia.


Conforme o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, o objetivo do programa é atender a um segmento que já existe no exterior e que começa a crescer aqui no Brasil. “Com o Programa cafés Sustentáveis, o consumidor tem a garantia de estar adquirindo um café que foi cultivado e industrializado corretamente, respeitando-se todos os aspectos ambientais, sociais e econômicos”, explica, acrescentando que tanto as fazendas quanto as indústrias são auditadas.


De acordo com Herszkowicz, para as indústrias, o programa significa a garantia de abastecimento de café verde de qualidade, e a possibilidade de diferenciação de produto e de imagem das marcas. Para os produtores, essa parceria deverá gerar a melhoria do acesso aos mercados, a possibilidade de trabalhar com uma demanda previsível de café sustentável, e o reconhecimento como produtor com práticas sustentáveis. Para ambos, o programa resultará em agregação de valor. As informações são da assessoria de imprensa da Abic.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.