Programa ‘Café Produtor de Água’ incentiva enriquecimento de matas e preservação hídrica em Monte Carmelo

O programa permitirá que os produtores rurais da Sub Bacia do Córrego Santa Bárbara recebam pelas práticas ambientais desenvolvidas em suas propriedades

O período de apresentação de propostas para recebimento de prêmio por Serviços Ambientais segue até 31 de dezembro de 2025, exclusivamente para propriedades localizadas na Sub Bacia do Córrego Santa Bárbara, em Monte Carmelo

Além das ações de proteção ao meio ambiente já desenvolvidas pela monteCCer, como o Programa Socioambiental Viveiro de Atitude, a região de Monte Carmelo, em Minas Gerais, recebeu mais um novo aliado: O Programa Café Produtor de Água que visa contribuir para com a preservação ambiental e garantir a segurança hídrica e alimentar do município.

O programa permitirá que os produtores rurais da Sub Bacia do Córrego Santa Bárbara recebam pelas práticas ambientais desenvolvidas em suas propriedades.

“A monteCCer tem mostrado um compromisso exemplar com a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos. Este projeto não apenas beneficia os produtores individuais, mas também fortalece a comunidade e promove práticas agrícolas mais responsáveis e eficientes. O CNC, junto com os parceiros, continuará a apoiar e incentivar estas ações que beneficiam não só o setor cafeeiro, mas toda a sociedade”, afirmou Silas Brasileiro, presidente do CNC.

Os interessados em participar do Programa deverão manifestar o interesse junto a monteCCer por meio do telefone (34) 3842-4590, falar com Fernando Coutinho.

Sobre o edital

O programa oferece três modalidades para os produtores rurais que desejam participar: 

  1. Conservação de solo: Focada em práticas que aumentam a infiltração de água no solo e reduzem a erosão. Entre as ações incentivadas estão a construção de terraços, bacias de infiltração, plantio direto e recuperação de pastagens.
  2. Restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL): Visa apoiar o enriquecimento de APPs e RLs, fundamentais para a proteção dos recursos hídricos.
  3. Conservação de vegetação nativa: Destinada à preservação de remanescentes de vegetação nativa em propriedades rurais, sejam em APP, RL ou áreas excedentes.

Programa Café Produtor de Água éidealizado pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e executado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer) em parceria com o Programa Socioambiental Viveiro de Atitude, com o apoio da Prefeitura de Monte Carmelo; Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae); Associação dos Usuários da Água (AUA); Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Banco Sicoob.

Importância da Bacia do Córrego Santa Bárbara

A Sub Bacia do Córrego Santa Bárbara é essencial para Monte Carmelo, sendo responsável por grande parte do abastecimento de água do município e pelo suporte às fazendas produtoras de café, uma das principais atividades econômicas da região.

“Sabemos da importância de minimizar o impacto das variações climáticas e garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos. Com este programa os produtores contribuem para a sustentabilidade hídrica da região, ao mesmo tempo em que recebem compensações financeiras pelos serviços ambientais prestados, garantindo a continuidade da produção responsável do café”, explica Francisco Sérgio de Assis, presidente da monteCCer.

Para mais informações acesse o edital

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.