Na Escola Estadual Lourival Fontes estudam cerca de 1 mil alunos do Ensino Fundamental que se revezam em dois turnos – manhã e tarde. Moradores da zona norte da capital, especialmente dos bairros Santo Antônio, Soledade e Manoel Preto, esses alunos, grande parte membros de famílias carentes, vêm chamando a atenção da equipe diretiva (formada pelo diretor e coordenadores) e de professores. De acordo com a direção, alguns chegam à escola sem estarem alimentados e outros confessam que a última refeição foi feita durante o almoço do dia anterior.
Sensibilizados com a situação que se apresentava de forma constante, a escola criou um programa denominado “Café da Manha”, através de parceria com o Departamento de Alimentação Escolar – DAE da Secretaria de Estado da Educação – . Todas os dias, além das outras refeições normais, pão, leite, achocolatado e broa estão sendo ofertados às crianças do turno matutino. “Com essa alimentação os alunos sentem-se mais animados, aprendem com facilidade e, consequentemente, mostram-se mais envolvidos com a proposta pedagógica da nossa escola”, disse a diretora.
A direção também buscou integrar os professores. Segundo Márcia, muitos não se encontravam, devido aos horários e outros nem mesmo se conheciam. “Pensamos em criar uma situação nesta época em que comemoramos a Páscoa, de modo a atender essa expectativa e beneficiar o nosso aluno”, ressaltou ela, ao explicar que até a próxima quarta-feira, dia 12, dezenas de coelhos confeccionados pela turma de professores serão distribuídos com as crianças .
“Vamos passar a noite cortando tecidos, costurando, pintando e arrumando os coelhos. É um presente para a nossa escola que passa a ganhar com o entrosamento dos professores, e para algumas de nossas crianças que receberão os bonecos. Mas a verdade é que todos nós ganharemos, porque vamos estar juntos trabalhando em prol da Lourival Fontes”, acrescentou Márcia Correia. A diretora afirmou que para desenvolver o projeto, a escola contou, também, com o apoio de parceiros do comércio local.
|