Profissionalização do agronegócio – Café Iguaçu foi fundada por cafeicultores locais e hoje tem duas unidades produtoras na Europa

15 de fevereiro de 2011 | Sem comentários Agenda & Eventos Mais Café
Por: Folha de Londrina

ESPECIAL
15/02/2011 
 
Produção agropecuária é outro ponto de destaque; cidade abriga multinacional
 
Saulo Ohara

Café Iguaçu foi fundada por cafeicultores locais e hoje tem duas unidades produtoras na Europa

O agronegócio em Cornélio Procópio passa por uma fase de modernização. Os agricultores se tornam empreendedores rurais e administram suas propriedades com uma visão empresarial.


Uma das entidades responsáveis por essa mudança de conceitos é o Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio, que ministra cursos de formação para os agricultores em parceria com outras instituições. ‘‘O objetivo é olhar a propriedade rural como uma empresa e não como um negócio aleatório; é preciso uma administração na ponta do lápis para se obter um resultado positivo’’, afirma o presidente do sindicato Floriano José Leite Ribeiro.


As culturas predominantes do município são o milho, soja, trigo e cana-de-açúcar, com áreas tradicionais de café, mas começa a haver uma diversificação para o setor de avicultura e fruticultura.


Todo potencial do agronegócio é mostrado anualmente na Exposição Agropecuária e Industrial de Cornélio Procópio (Expocop), que ocorre em agosto. O destaqe fica para a comercialização de máquinas agrícolas e animais de alto padrão genético.


Empresas

Para atender toda a demanda de produção, há empresas que se especializam na venda de insumos, assistência técnica e até armazenagem. Uma delas é a Vilela, Vilela & Cia Ltda, que tem 14 pontos de comercialização de defensivos agrícolas, sementes, adubos, fertilizantes, recebimento e beneficiamento de grãos. A empresa, com 25 anos de existência, atende a mais de 40 municípios da região.


Cornélio Procópio também é sede de uma das maiores indústrias exportadoras do Brasil: a Café Iguaçu. A empresa, que produz café solúvel, foi fundada por um grupo de cafeicultores em junho de 1967 e inaugurada em julho de 1971. Fazem parte do grupo sete empresas controladas, localizadas no Brasil e no exterior. A Café Iguaçu tem duas unidades produtoras na Europa, sendo uma na Romênia e outra na Espanha.


Eli Araujo
Reportagem local

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.