19/05/2006
O armazém será todo construído com recursos da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), que investirá R$ 186 mil na obra para armazenar aproximadamente 20 mil sacas de café e outros produtos.
O evento para a assinatura de serviço terá a presença do diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Ênio Bergoli, de associados e do presidente da Asprojac, Valdeci Covre, além de outros convidados.
“A Asprojac conta com 180 associados e a construção servirá para conquistar mais produtores que não possuem um local adequado para armazenar sua produção de café conilon ou outros produtos”, disse Valdeci Covre.
Segundo o presidente da associação, atualmente os produtores têm que armazenar as sacas de café em galpões cedidos por compradores do produto e isso faz com que os produtores comercializem o café por um preço que não é o ideal.
“Esse armazenamento acaba deixando o produtor compromissado com o armazenador e isso impede a busca por um preço melhor de mercado. Com a construção do galpão, o produtor vai vender para quem quiser”, disse Valdeci.
O armazém terá 630 metros quadrados e será construído em um terreno localizado no quilômetro 175 da rodovia BR 101. Terá dependências sanitárias e um escritório para a realização dos negócios.
“Essa obra é tudo que queremos para nossos produtores. Já ouvi outros agricultores dizerem que caso o galpão seja construído ele se associará ao Asprojac. Estamos revitalizando a associação. Antes não tínhamos muita coisa para oferecer. Com o galpão teremos um novo ânimo”, afirmou o presidente da associação. A construtora que venceu a concorrência foi a Beca Engenharia Indústria e Comércio Ltda, que tem um prazo de 90 dias para concluir a obra.
“Esse armazém era um sonho antigo de nossos agricultores. Felizmente, a secretaria está investindo no interior e tem dado prioridade ao pequeno agricultor. O que precisamos é que haja uma distribuição e pulverização dos investimentos, como este que está acontecendo”, finalizou Valdeci Covre.