19/11/2014
Sistema de vendas do café tem dado certo no sul de
Minas.
Ideia é chegar diretamente ao consumidor final.
Vanessa
Fontanella
Do Globo Rural
Os agricultores do sul de Minas
estão explorando um novo sistema de vendas para o café. Pela internet, eles
querem chegar diretamente ao consumidor final e a estratégia tem dado
certo.
O café da fazenda de Mário de Freitas está indo cada vez mais
longe. O grão que até pouco tempo era vendido no estado de São Paulo, agora tem
ganhado espaço em todo o Brasil.
O café produzido nas fazendas do sul de
Minas está aos poucos conquistando um novo mercado: a internet. As facilidades
das vendas on-line são a mais nova aposta dos produtores rurais da
região.
Mário tem aproveitado a chance. De olho na modernidade, ele
aderiu à ferramenta de vendas que mais cresce no mundo. No site, além da
divulgação da empresa, Mário coloca à venda o café que produz. Os negócios
on-line começaram há um ano e já representam 15% do faturamento. “É o jeito de
atingir o consumidor final, a pessoa que tem um escritório, um restaurante, a
dona-de-casa”, diz.
A maior cooperativa de café do mundo também está na
internet. Com 50 anos de mercado, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em
Guaxupé (Cooxupé) está desde o ano passado investindo nas vendas on-line. “O
consumidor procura hoje novos caminhos para adquirir o produto. O Brasil é um
país extenso, difícil de atingir a totalidade, e a internet encurtou esse
caminho”, explica Mário Panhotta, gerente comercial da Cooxupé.