11/08/10
A falta de uma estratégia de marketing para a agropecuária brasileira é sentida também pelos agricultores, revelou pesquisa divulgada semana passada, em São Paulo (SP), pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A).
A pesquisa Perfil Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro, realizada pelo Instituto Ipsos Marplan Media CT, indica que 65% dos agricultores ouvidos acham que os EUA são o país que melhor promove sua produção rural. Depois vem a Holanda (7%), China (3%) e Japão, Argentina e Colômbia (2%). \”Temos de difundir boas práticas de marketing no agronegócio, aproximando agricultores e publicitários\”, disse o presidente da ABMR&A, Maurício Mendes. Para diretor de Pesquisa da entidade, Evandro Avelino Piccino, o Brasil pode atingir o nível americano se o setor se mobilizar para mostrar o papel do agricultor na economia, \”o que deve ocorrer em breve\”.
A pesquisa foi feita de agosto a novembro de 2009. Ao todo, foram 2.450 entrevistas, em 230 municípios de 14 Estados, com produtores de grãos, cana, citros e hortaliças, pecuaristas de carne e leite, além de suinocultores e avicultores.
Eleições
Durante o Congresso da Abag, os participantes ouviram, dos candidatos à presidência, suas propostas para a agricultura.