Linhares (ES) – O produtor rural e empresário José Carlos Pompermaier, 44, de Linhares, no Norte Capixaba, o Zé Carlos Inventor, criou uma máquina que promete revolucionar eliminando a fumaça gerada durante o processo da queima da palha na secagem do café.
O equipamento já está sendo usado em uma propriedade sendo aprovado pelo cafeicultor dono da terra e teve o aval do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper) .
Em muitos municípios produtores capixabas há enormes conflitos entre donos de secadores e moradores, tanto nas zonas rurais quantos aqueles localizados em perímetro urbano pela enorme quantidade de fumaça causada, ocasionando danos à saúde dos trabalhadores e da população, além de ajudar a incrementar o efeito estufa.
O equipamento, chamado de Lavador de gases, pesa cerca de 500 quilos sendo formado por um exaustor, uma coluna de tratamento, chaminé e decantador. É instalado sobre uma base de concreto retendo a fumaça em um ambiente fechado sendo em seguida sugado por um exaustor até uma coluna de tratamento. Daí, o material é lançado no ar por uma chaminé, mas sem resíduos sólidos e líquidos.
“ O problema acabou depois que meu pai instalou o equipamento. A fumaça é tratada e os poluentes não são lançados na atmosfera. O problema está resolvido. Por nós o equipamento está aprovado”, disse Renata Ghisolsi, filha do produtor Nelson Ghisosli, de Governador Lindemberg, no Norte do Estado, onde está instalado o lavador de gases.
Segundo o inventor do lavador de gases, 80% da fumaça produzida pela queima da palha de café é eliminada. Ele afirmou que a invenção lhe custou mais de dois anos de pesquisas e testes. O equipamento foi instalado primeira vez em 1985 em Linhares. Os resultados, entretanto, conta ele, não foram satisfatórios. Hoje o mesmo equipamento, com sua engrenagem revisada, vem funcionando e agradando.
Maiores informações:
José Carlos Inventor
(27)9948 – 4881
(27)3371 – 2230
(27)2624 – 3106