Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba – O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou hoje(9) o Alerta Geada 2006. O serviço tem o objetivo de proteger as lavouras novas (até dois anos de implantação), com previsões diárias de temperatura e do risco de ocorrer geadas capazes de causar danos à cafeicultura. Sempre que houver risco de geada, o serviço emitirá um aviso para os meios de comunicação e para os técnicos e produtores cadastrados. Esse alerta é feito com 48 horas e confirmado com 24 horas de antecedência.
Existem 107 mil hectares plantados com café no Paraná. De acordo com o economista Paulo Sérgio Franzini, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, desse total, 3,7 mil hectares são lavouras novas, com até dois anos de implantação, que o Alerta Geada visa proteger. A produção familiar é predominante: das 13 mil propriedades que se dedicam à cafeicultura, 80% têm menos de 50 hectares.
Neste ano, o Paraná, terceiro produtor nacional de café arábica, deve colher 2,23 milhões de sacas beneficiadas. O Brasil possui uma área plantada de 2,7 milhões de hectares, com aproximadamente seis bilhões de pés – pouco mais da metade só no Estado de Minas Gerais. Com uma exportação média de 28 milhões de sacas, é o principal exportador e responde por mais de um terço de toda a produção mundial – três vezes mais do que a Colômbia, o segundo maior exportador. O setor é responsável pela geração de sete milhões de empregos diretos e indiretos no país e por uma riqueza anual de 10 bilhões de reais (cerca de 3 bilhões de dólares).
09/05/2006
——
DFM