Produção na região de Araguari deve cair para 400 mil scs em 2015

5 de março de 2015 | Sem comentários Mais Café

A região de Araguari, no cerrado de Minas Gerais, deve produzir cerca de 400 mil sacas de café em 2015, na comparação com as 600 mil sacas produzidas no ano passado. A queda é resultado do ciclo bianual da cultura do café arábica.
Na entrevista reproduzida abaixo, concedida durante a Fenicafé 2015, o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Cláudio Morales Garcia, comenta que as altas temperaturas e a falta de chuvas durante o mês de janeiro podem afetar a produção da safra que começa a ser colhida em maio.

Até que ponto a escassez de água no Sudeste afeta a irrigação para a cafeicultura?
É um ponto crucial. Precisamos ficar atentos para fazer a melhor utilização da água na cafeicultura. A implicação dos períodos secos que tivemos em 2014 e no início de 2015 é a afetação da fisiologia do cafeeiro, pois a água serve para transportar os nutrientes no interior da planta. Com período prolongado de seca, falta água, aumenta o déficit hídrico e há menos água para que a planta possa fazer este trabalho. O período de enchimento dos frutos acaba sendo altamente prejudicado.

As chuvas de fevereiro melhoraram as condições das lavouras na região de Araguari de forma geral ou isso é mais especulação?
No ano de 2014 tivemos aqui um veranico de 60 dias. Então o prejuízo foi grande. Como ainda temos irrigação de gotejamento, achamos que não teríamos prejuízo. Mas como tivemos temperaturas com dois graus acima da média vimos que tivemos prejuízo na colheita em termos de granação e um pouco de perda de safra. Isso gerou perdas de mais ou menos 10 por cento. Agora em 2015 houve 30 dias no mês de janeiro onde aconteceu a mesma coisa, um veranico. Então ainda não sabemos quantificar o tamanho da perda.

Houve perdas mesmo para áreas de café irrigado aqui na região de Araguari?
Ainda não sabemos quantificar o tamanho da perda, mas aconteceu a mesma coisa que ocorreu no ano passado. Temperaturas acima da média em dois graus durante estes 30 dias.

Qual é a estimativa de produção para este ano na região de Araguari?
No ano passado, a região de Araguari produziu 600 mil sacas de 60 quilos. Agora em 2015 houve esqueletamento, um tipo de poda, em 25% da área cultivada. Então, de acordo com a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), a produção esperada para a nossa região é de 400 mil sacas.

Em relação ao mercado, qual é a expectativa de preços para este ano?
Está havendo queda nos preços nos últimos 30 a 40 dias, o que nos deixa preocupados. Agora, sobre os preços do café, ninguém sabe o que que pode acontecer. Só esperamos que a quebra esperada na produção de arábica faça os preços reagirem.

Uma hora o mercado vai assimilar que 2015 é mais um ano complicado para a cafeicultura?
O exportador não está percebendo que é um ano complicado, mas eu acredito que ele vai ser. Eles estão esperando que seja colhida uma quantidade de safra que acreditamos que não haverá. (Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) Agência SAFRAS)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.