Produção mundial de café foi estimada em 176,2 milhões de sacas de 60kg para a safra 2024–2025

Safra prevista dos Cafés do Brasil equivalerá a 33,3% da produção mundial, Vietnã 16,5% e Colômbia 7%

17 de julho de 2024 | Sem comentários Mercado Produção

Por Agência Gov

A produção de café da espécie Coffea arabica (café arábica), em nível mundial, prevista para a safra 2024-2025 foi estimada em um volume físico equivalente a 99,9 milhões de sacas de 60kg, performance que, caso se confirme, implicará aumento de 4,4% na produção global dessa espécie, na comparação com a safra do mesmo ciclo anterior, que foi de 95,7 milhões de sacas.

Em complemento, com relação à safra da espécie Coffea canephora (café robusta+conilon), em termos globais, prevista para o ano-cafeeiro em curso, a qual foi estimada em 76,4 milhões de sacas de 60kg, volume físico que caso também se confirme, representará um acréscimo de 4%, na comparação com a safra mundial do ciclo anterior, cujo volume físico correspondeu a 73,5 milhões de sacas.

Neste contexto, depreende-se que a safra total mundial de café estimada para o ciclo de produção em destaque, incluindo obviamente as duas espécies de cafés citadas, totalizará o equivalente 176,2 milhões de sacas de 60kg, sendo que o C. arabica equivalerá a aproximadamente 57%, e, adicionalmente, a safra de C. canephora corresponderá a 43%, ambas em relação à safra global estimada.

Com base nestes números citados da performance da cafeicultura mundial, no caso em destaque desta análise das estimativas previstas para as duas espécies de café, para a safra em curso de 2024–2025, vale também estabelecer um comparativo, e, assim, destacar o desempenho e a participação dos três países maiores produtores de café no panorama mundial, que são, respectivamente, Brasil, Vietnã e Colômbia, cujas safras acumuladas corresponderão a aproximadamente 57% do total estimado em nível global.

Contudo, antes de prosseguir com esta análise do Observatório do Café , convém esclarecer que os dados e análises deste estudo da produção dos cafés das duas espécies cultivadas no mundo foram obtidos do Sumário Executivo do Café Julho 2024 o qual é publicado e divulgado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa . E, ainda, que tal documento também está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café que é coordenado pela Embrapa Café .

Dessa forma, retomando o foco central desta análise, constata-se que o Brasil, tradicionalmente o país que é o maior produtor de café do mundo, cuja safra total prevista, incluindo a soma das duas espécies, totalizará 58,81 milhões de sacas, sendo 42,10 milhões de sacas de C. arabica , e, adicionalmente 16,70 milhões de C. canephora . Assim, tal volume dos Cafés do Brasil equivalerá a 33,3% da safra mundial prevista para o período em foco.

Na sequência, destaca-se o Vietnã, segundo país maior produtor de café do planeta, também incluindo no caso as duas espécies, sendo que o C. canephora deverá ser responsável por ofertar 27,9 milhões de sacas, e que o C. arabica atingirá apenas 1,2 milhão de sacas dessa espécie, totalizando assim 29,1 milhões de sacas, as quais corresponderão a aproximadamente 16,5% da produção mundial.

E, por fim, como destaque deste ranking dos três países maiores produtores de café do mundo, vem a Colômbia, que produz apenas C. arabica , país que teve a sua safra estimada em 12,4 milhões de sacas, a qual corresponderá a um percentual de apenas 7,0% da safra mundial das duas espécies mencionadas anteriormente.

Observatório do Café – Desenvolvido pela Embrapa Café tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos e informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados internos e externos, além de identificar possíveis trajetórias e demandas para o processo de inovação, bem como divulgar resultados das pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.