Produção mundial de café é revisada para baixo, segundo OIC

Com a crise financeira mundial afetando os preços e o desenvolvimento do mercado cafeeiro, aliada as informações de redução em vários países produtores (principalmente no Brasil, Colômbia, Vietnã e Índia), a estimativa de produção mundial para a safra 2008/09 foi revisada para baixo, segundo a OIC (Organização Internacional do Café), passando de 133,4 milhões de sacas para 127,8 milhões de sacas.


De acordo com o Informativo Mensal do Café e Mercado, a estimativa da safra da Colômbia foi revisada para 10,5 milhões de sacas. No Vietnã, a safra caiu para 16 milhões de sacas (queda de 3,5 milhões de sacas em relação à estimativa anterior). Desse modo, para a safra 2009/10, a expectativa também é de queda, de acordo com a OIC.


O governo do México está implantando um plano para recuperação do país, frente aos demais países produtores de café da América Central, após perder posições no ranking dos principais países exportadores de café do mundo. Nos próximos 5 anos o governo dará subsídios aos produtores que plantarem mais pés de café ou substituírem os antigos pés com baixas produtividades.


Segundo maior produtor de café da África, a Uganda planeja aumentar sua produção para 4,5 milhões de sacas até 2015, partindo de 3,5 milhões de sacas no ano passado. O aumento será através de mais replantio. Além disso, a cafeicultura orgânica vem ganhando espaço entre os produtores que estão obtendo melhores preços no mercado internacional.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.