Café é a principal cultura produzida no Espírito Santo, e as mulheres muitas vezes são protagonistas nessa cadeia produtiva
Por ES360
Um projeto inédito no Espírito Santo voltado a agregar valor à produção cafeeira realizada por mulheres. O “Mulheres do café: igualdade de gênero e agregação de valor na cafeicultura capixaba”, lançado recentemente, foi tema da ExpoSul Rural 2024, evento realizado na última semana, no Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim.
Em roda de conversa, Patrícia Morais da Matta Campbell, extensionista do Incaper, debateu o projeto com produtoras e lideranças. Ela explicou que grande parte dos cafés especiais produzidos no Espírito Santo tem as mãos femininas. “No entanto, há pouca visibilidade e reconhecimento em relação ao trabalho delas. Este projeto veio para mostrar a força da mulher capixaba na cafeicultura, tentando minimizar as barreiras de gênero encontradas por elas desde a lavoura até a comercialização de cafés especiais”, explica.
Tendo o início previsto para ainda este mês, a meta do projeto posto na roda de conversa é atender, durante dois anos consecutivos, pelo menos 1000 cafeicultoras capixabas.
Durante esse período, serão executadas diversas ações, como levantamento do perfil socioeconômico e produtivo das cafeicultoras, criação de roteiros turísticos, divulgação de um portfólio dos cafés especiais produzidos por mulheres, entre outros. O Incaper vai divulgar o projeto e as interessadas poderão fazer o cadastro.
Patrícia Campbell ainda destacou que o café é a principal cultura produzida no Espírito Santo, e as mulheres muitas vezes são protagonistas nessa cadeia produtiva. “Gostaríamos de dar oportunidade a todas aquelas que desejam ingressar no segmento de cafés especiais, oferecendo desde apoio emocional até treinamentos técnicos e específicos dentro do universo dos cafés de qualidade”. O projeto é uma parceria do Incaper com a Seag.
A ExpoSul reuniu exposição de animais e máquinas, implementos e serviços agrícolas, agroindústria, artesanato, culinária e programação com as temáticas rural e ambiental para as crianças. Com o lema “Negócios, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação” O evento teve realização do Sindicato Rural e da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Entre os parceiros, destacaram-se Faes/Senar/Sindicatos, as cooperativas Selita, Sicoob, Cacal e Cafesul, a OCBES, Banestes e Governo do Estado do Espírito Santo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura