Produção de cápsulas de café é tendência em todo o mundo

4 de dezembro de 2013 | Sem comentários Consumo Torrefação

O mercado brasileiro prevê um crescimento de 18% nas vendas das cápsulas, em volume por ano, até 2017

São Paulo, 04 de dezembro de 2013 – As tendências do mundo atual estão ligadas a praticidade e agilidade nos mais diversos segmentos do mercado. Os indivíduos têm ocupado grande parte do seu tempo com o trabalho, estudos, atividades físicas e deslocamento, por exemplo, e assim têm preferência por produtos que otimizem seu tempo. Dentro deste cenário, o mercado gastronômico sofre grandes mudanças. É crescente o consumo de fast-foods, enlatados, congelados e, do xodó dos brasileiros, o café em cápsula – também chamado de dose única.

O mercado de café em dose única (cápsulas) cresce rapidamente, sendo uma das apostas promissoras em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa da Consultoria Internacional Euromonitor, no ano de 2011, o segmento de café em cápsulas apresentou um crescimento de 31,3%.

Atualmente, os Estados Unidos e a Europa são os principais mercados das single cups – outra denominação do café em cápsula. Nos EUA o segmento já é o segundo método mais popular de preparo da bebida, sendo responsável pelo consumo de 17% do café no país. Já a Europa responde pela maior fatia do segmento de cápsulas de café no mundo e em alguns países a participação chega a 30% do consumo.

O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo e também é um dos primeiros em consumo da bebida. O mercado de café em dose única chegou há poucos anos no país e hoje representa apenas 2% do total das vendas, porém a expectativa é que este segmento cresça cerca de 18% em volume por ano, até 2017. Segundo dados da Euromonitor, o número de máquinas vendidas no país cresceu entre 2011 e 2012, influenciando o aumento das vendas de cápsulas de café, que saltou de R$ 24,5 milhões em 2008 para R$ 206,4 milhões em 2012, um crescimento de mais de oito vezes.

Estudos apontam que investir em marcas nacionais, pode contribuir para o crescimento deste mercado no Brasil. Recentemente, foi lançado no país a empresa Leonardi, que investe no desenvolvimento das cápsulas de café e, mais do que isso, é pioneira na criação de cápsulas biodegradáveis. “O mercado de café está em constante transformação e nosso principal objetivo é estimular o desenvolvimento de cápsulas de café no Brasil, defender o setor de torrefação nacional, manter a qualidade do cafezinho brasileiro e nos preocupar com a saúde e a responsabilidade com o meio ambiente”, afirma Mônica Leonardi, diretora da Leonardi.

Segundo a empresária, as cápsulas são compatíveis com a máquina da La Spaziale, fabricante italiana de máquinas de café. A Leonardi tem a proposta de terceirizar a fabricação do café em cápsula aos torrefadores, com o objetivo de prover a diversificação dos produtos e, assim, aumentar a participação do Brasil no segmento das monodoses (cápsulas).

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