Na Índia, o cultivo do café em áreas pouco tradicionais cresceu para 50.000 hectares em 2008/09, o que representa um crescimento de 8% em comparação a safra anterior. As principais áreas que antes eram pouco utilizadas para plantação do café são Visakhapatnam e leste dos distritos de Godavari, Andhra Pradesh, distritos sul de Orissa (redores de Andhra Pradesh) e demais regiões nordeste.
“A expansão do café nestas áreas tem crescido em torno de 4.000 hectares anualmente graças ao apoio do governo e da Coffee Board”, disse o presidente da Coffee Board, G V Krishna Rau.
“Nossos esforços junto ao governo tem gerado resultado. Como conseqüência desta expansão, estamos aptos para gerar mais empregos para os habitantes locais, que na maioria são tribos”, completou.
Nos distritos leste de Andhra Pradesh, a área plantada de café corresponde a 32.000 hectares. Em Orissa, a área corresponde a 4.000 hectares nos distritos de Koraput, Rayagada, Kalahandi, Kandhamal, Keonjhar e Gajapati. Nas regiões nordeste, a área de cultivo de café gira em torno de 15.000 hectares, nos estados de Assam, Meghalaya, Nagaland, Mizoram, Manipur, Tripura e Arunachal Pradesh.
Para impulsionar essas regiões, a Coffee Board está desenvolvendo o “Plano de Desenvolvimento do Café”, além de já ter iniciado um movimento para engajar os povos tribais dessas regiões, fornecendo a eles remuneração e recursos.
O plano de desenvolvimento para a região tribal inclui a preservação das florestas existentes optando pelo cultivo do café utilizando o sombreamento. Além de oferecer necessidades básicas como moradia, assistência médica entre outros apoios para as tribos nas plantações de café e diversificação de fontes de renda através dessa cultura, intercalada com a cultura da pimenta, que já possui tradição de cultivo na região.
As informações partem de agências internacionais.
Café e Mercado