Previsão para a safra do ano é de 350 mil sacas; clima ajudou o período de florada das plantas
Previsão para a safra do ano é de 350 mil sacas; clima ajudou o período de florada das plantas
A produção de café na região de Ribeirão Preto deve crescer 38% neste ano, no comparativo com a safra passada, de acordo com o levantamento sobre as safras do Instituto de Economia Agrícola (IEA), divulgado ontem. A pesquisa do IEA mostra que na safra passada foram produzidas 253 mil sacas de 60 quilos de café na Região Administrativa de Ribeirão Preto. Para a safra atual, a previsão é que 350,2 mil sacas sejam produzidas.
De acordo com o produtor de café da região Edson Monihara, dono de uma fazenda no município de Cravinhos, nesta safra, a produção será maior por conta das melhores condições climáticas. “No período de florada nas plantações, entre os meses de setembro e outubro, o volume de chuvas foi bom, o que favoreceu a produção”, disse.
Para Marcelo Marcos de Souza, diretor operacional da cooperativa de crédito rural de Ribeirão Credicoonai, as perspectivas de mercado para a produção estão boas por conta da sazonalidade, porém, a expectativa em relação aos preços não estão tão otimistas. “O produtor vai ter mais café, mas ainda não sabe como vai ser remunerado, e essa incerteza acontece em toda a safra. E não adianta só produzir mais, é preciso vender bem também”, disse Souza. Ainda segundo o diretor, os produtores da região deverão ter ganho de remuneração devido ao maior volume que será produzido.
CANA. Em relação à cana-de-açúcar, a produção na região deve se manter estável no comparativo com a safra passada, segundo o IEA. A estimativa é que 40,9 milhões de toneladas sejam produzidas neste ano, contra 41 milhões no ano passado, em toda a Região Administrativa de Ribeirão. “As expectativas são boas para a produção de cana também”, disse Souza. (RS)