Produção de café da Índia no ano comercial 2012/13, que se encerra em 31 de outubro, pode ficar cerca de 5% abaixo do previsto

25 de fevereiro de 2013 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

A produção de café da Índia no ano comercial 2012/13, que se encerra em 31 de outubro, pode ficar cerca de 5% abaixo do previsto anteriormente, em consequência das chuvas fora de época registradas na semana passada.

O clima instável afetou a safra de robusta durante o pico da colheita, disseram executivos da indústria nesta segunda-feira. Qualquer queda da produção do robusta, que responde por dois terços da safra total de café da Índia, pode afetar as exportações do país. “A chuva foi generalizada. O robusta será definitivamente afetado”, disse o presidente da Associação dos Produtores do Estado de Karnataka, maior produtor indiano.

Os embarques ao exterior de café indiano haviam recém começado a acelerar, depois de vários meses de vendas fracas. Isso porque a chegada dos grãos ao mercado com a temporada de colheita tornou os preços indianos mais baixos do que os de outros países. O Conselho Estatal de Café havia estimado que a produção da Índia em 2012/13 chegaria a 315.500 toneladas, o equivalente a 5.258.333 sacas. As exportações de café cresceram 10% no acumulado do ano até o dia 22 de fevereiro, de acordo com o conselho.

As chuvas ocorrem normalmente em março, mas este ano elas vieram quase um mês antes, o que resultou em queda de frutos, disse o sócio de uma companhia de plantio de café de Netrakonda, Sahadev Balakrishna.

Executivos da indústria disseram que a chuva fora de época também pode ter afetado a floração do café arábica, o que pode prejudicar a produção do próximo ano. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.