Produção de café da Colômbia chega a 12,2 milhões de sacas

7 de novembro de 2014 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

A produção de café da Colômbia mantém sua tendência de crescimento como resultado dos ambiciosos programas de renovação e conversão cafeeira feitos pela Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) e nível nacional.


Dessa forma, a produção de café do país cresceu em 18% nos últimos 12 meses (novembro de 2013 a outubro de 2014) e ficou em 12,2 milhões de sacas de 60 quilos, frente aos 10,3 milhões colhidos no mesmo período do ano anterior.


De acordo com os dados observados, a produtividade média da cafeicultura colombiana chegou a 15,2 sacas por hectare, indicador que fica como o terceiro mais alto dos últimos 14 anos, depois de 16,3 de 2007 e 15,3 de 2006.


“O trabalho que temos feito em produtividade é muito significativo. Indiscutivelmente, temos campo para melhorar, mas, em termos de produtividade por hectare, já superamos boa parte dos países produtores de café arábica suave”, disse o gerente geral da Federação de Cafeicultores, Luis Genaro Muñoz Ortega, que disse que “é importante lembrar que durante a onda de inverno, nossas produtividades médias se reduziram a menos de 11 sacas por hectare e, hoje, a situação é bem diferente”.


Igualmente, entre janeiro e outubro desse ano, a produção cafeeira superou os 9,9 milhões de quilos, frente aos 8,6 milhões colhidos no mesmo período do ano anterior. Por outro lado, a produção em outubro cresceu 4% e ficou em 1,1 milhão de sacas de 60 quilos, frente à um milhão de sacas produzidas no décimo mês de 2013.


Durante os primeiros dez dias do ano, o valor da colheita cafeeira, incluindo os apoios do governo, alcançou 4,3 bilhões de pesos (US$ 2,05 milhões).


Exportações
Assim como a produção, as exportações de café da Colômbia também reportam uma alta significativa. Nos últimos doze meses (novembro de 2013-outubro de 2014), as exportações de café da Colômbia superaram as 10,9 milhões de sacas, 20% a mais que as registradas no mesmo período anterior, quando foram de 9,1 milhões de sacas.


Por outro lado, até agora nesse ano (janeiro-outubro), as vendas externas alcançaram as 8,9 milhões de sacas, 17% a mais que as 7,6 milhões de sacas exportadas no mesmo período do ano anterior.


Em outubro, as vendas externas de café da Colômbia foram de 966 mil sacas, 10% a mais que as 877 mil sacas exportadas no décimo mês de 2013.


Os dados são do http://www.federaciondecafeteros.org / Tradução por Juliana Santin


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.