Produção de café da Colômbia alcançou 10,7 milhões de sacas nos últimos 12 meses

11 de dezembro de 2013 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

09/12/2013

A produção registrada de café da Colômbia superou as 10,7 milhões de sacas de 60 quilos durante os últimos 12 meses, como resultado em grande parte do bem sucedido programa de renovação que busca elevar a produtividade e a sanidade vegetal dos cafezais, assim como de um clima favorável.

Essa recuperação na produção de café está em sintonia com o aumento nas exportações totais, que também vêm aumentando. Nos últimos 12 meses, as exportações cresceram em 31% e ficaram em 9,5 milhões de sacas, produto que vai atender diretamente a crescente demanda por café de alta qualidade, como o colombiano.

Vale a pena ressaltar que uma crescente proporção das exportações de café da Colômbia corresponde ao café com valor agregado – incluídos os especiais. Até agora, 34% das exportações de café da Colômbia foram vendidas em segmentos de maior valor, enquanto 165.000 cafeicultores estão vinculados a algum protocolo de sustentabilidade, como 4C, UTZ, Rainforest Alliance, Fair Trade ou C.A.F.E. Practices.

Cerca de 70% do total de compras de café do Fundo Nacional de Café (FoNC) corresponde a cafés especiais.

A produção registrada entre janeiro e novembro cresceu 36%. A renovação de cafezais empreendida pela associação de cafeicultores não somente permitiu ter árvores mais jovens e resistentes a doenças, como o fungo da ferrugem e aos efeitos climáticos, mas também, tem sido um fator fundamental para elevar a produtividade por hectare.

A produtividade média dos cafezais tem aumentado, passando de 11,1 sacas de café verde por hectare produtivo em 2012 para um fator que se espera que seja superior a 14,5 sacas esse ano, o que significa um aumento de 32%.

Graças a isso, no corrido do ano, a colheita registrada chegou a 9,8 milhões de sacas, 43% a mais que as 6,8 milhões de sacas registradas no mesmo período do ano anterior. Em novembro desse ano, a produção registrada alcançou 1,113 milhão de sacas, 45% a mais que as 770 sacas produzidas no mesmo mês de 2012.

Do outro lado, as exportações, assim como a produção de café na Colômbia, também reportam uma alta significativa: entre janeiro e novembro, cresceram em 36% e ficaram em 8,7 milhões de sacas, frente às 6,4 milhões de sacas exportadas entre janeiro e novembro de 2012.

As exportações de café em novembro de 2013 cresceram em 44%, quando foram exportadas 1,1 milhão de sacas, frente as 736.000 sacas exportadas em novembro de 2012.

Os dados são do http://www.federaciondecafeteros.org, adaptados pelo CafePoint

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.