Produção de café cresce 20% na província do Kwanza-Norte

Por: Jornal de Angola

MARCELO MANUEL| Ndalatando


A produção de café vai crescer 20 por cento (17 mil 686 quilogramas), ao atingir uma safra de 91 mil quilogramas este ano, conforme previsões da Procafé, empresa que controla a produção e comércio do produto em todo o país.
Da cifra em previsão, cerca de cinco mil 902 quilogramas de café foram já adquiridos dos produtores durante o primeiro trimestre, no município de Cazengo que, a par de Ambaca, Banga e Golungo-Alto, constitui uma das principais áreas de actuação.
Segundo o responsável da Procafé no Kwanza-Norte, Domingos Fernandes, a Procafé vai a partir do próximo mês apoiar a revitalização da produção do bago vermelho através da constituição de associações, cooperativas e abertura de mercados rurais.
Pois, acredita que, com base nessa perspectiva, o sector vai relançar o cultivo em Samba Cajú, Kikulungo, Bolongongo e Ngonguembo, tidas como as mais produtoras do Kwanza-Norte.
O quilograma de café mabuba (não descascado) é comercializado a 30 Kwanzas e o comercial (descascado) a sessenta. Na sua opinião, os preços são díspares, face aos custos de produção. Apesar disso, o novo plano nacional de compra devolveu a esperança a muitos cafeicultores por ter melhorado o seu poder
de compra.
A província do Kwanza-Norte dispõe de três máquinas de descasque, com apenas uma em funcionamento. As outras, localizadas em Ambaca e Samba-Cajú, poderão ser recuperadas no Cacimbo, o que vai beneficiar os restantes municípios vizinhos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.