PRODUÇÃO DE CAFÉ CAI 45% NO ESTADO DO PARANÁ

Por: CBN Curitiba

Leonardo Bessa – 17/12/2009

A estimativa foi divulgada nesta quarta-feira pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, que aponta uma crise de renda no setor. No estado os números foram mais significativos do que a média nacional, que foi de queda de aproximadamente 15%.


No país, a produção do grão fechou o ciclo com o beneficiamento de 39 milhões e meio de sacas de 60 quilos, contra 46 milhões na safra de 2008. Já no Paraná, a safra deste ano fechou com um milhão e meio de sacas, contra dois milhões e meio no ano passado. A queda é a maior entre os nove principais estados produtores.


Segundo o relatório da Conab, o clima é o principal culpado pela fraca produção do estado. A estiagem ocorrida no período de frutificação, entre fevereiro e abril e o excesso de chuvas na época da colheita, entre junho e outubro, afetaram a quantidade e a qualidade do produto. As chuvas intensas atrapalharam, inclusive, o processo de secagem do café. A falta de mão-de-obra também é citada no relatório como fator para a desaceleração da produção de 2009.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.