Produção colombiana de café subiu 2% em maio

A produção colombiana de café subiu 2% em maio ante o mesmo mês do ano passado, para 689 mil sacas, informou na última quarta-feira a Federação Nacional de Café (Fedecafé). Trata-se, até agora, da maior produção mensal de 2012.


Apesar disso, as exportações permaneceram praticamente estáveis: em maio deste ano, foram embarcadas 592 mil sacas, ante 593 mil sacas no mesmo mês de 2011. No acumulado dos últimos 12 meses até maio, a Colômbia colheu 7,1 milhões de sacas e exportou 6,9 milhões de sacas. Segundo a Fedecafé, os meses de abril e maio reverteram os recentes declínios na produção. “Esses são os primeiros sinais de uma mudança de tendência”, afirmou a federação.


A produç&atild e;o de café do país vem caindo nos últimos cinco anos devido aos efeitos climáticos do fenômeno La Niña, principalmente com fortes chuvas. Em um bom ano, a Colômbia colhe 11 milhões de sacas. No ano passado, a Fedecafé estimou que a safra de café 2011/12 atingiria 8,5 milhões de sacas. A Colômbia é o segundo maior produtor mundial de arábica, atrás apenas do Brasil. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.