Produção brasileira segue tendência de quebra
(17/03/2009 14:25)
A produção brasileira segue a tendência de uma quebra na produção para a safra 2009/10, porém, após as adversidades climáticas, os grãos, na maioria das regiões produtoras, estão apresentando desenvolvimento satisfatório, segundo o Cepea, e será iniciada em seu período normal (maio). A atenção continua voltada para os efeitos da crise financeira mundial.
De acordo com o Informativo Mensal do Café e Mercado a Confederação Nacional da Agricultura propôs a criação do Simples Rural que estreitaria os tributos entre alíquotas de 4,5% e 12,11%, conforme a renda bruta colhida na fazenda-empresa.
Mesmo em tempos de crise alguns produtores de Minas Gerais estão investindo em suas plantações, com a expectativa de um melhor retorno no futuro. A mecanização e a certificação estão sendo a saída para determinados produtores, uma vez que, um dos grandes vilões dos custos de produção é a mão-de-obra, que na colheita passada estava escassa e mais cara. Além disso, eles esperam que com a certificação os preços melhorem.
Em São Paulo, o Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integra (CATI) informaram que a safra do Estado, no ciclo 2008/09, apontou uma quebra de 4,2% na produção, produzindo cerca de 4,267 milhões de sacas. De acordo com as instituições, a produtividade média foi de 20,42 sacas por hectare. Na região de Ribeirão Preto o custo na colheita subiu 116% em oito anos, devido, principalmente, aos valores pagos na colheita manual, associados à baixa produção.
Mais informações, acesso o Informativo Mensal – fevereiro do Café e Mercado ou clique aqui.