Primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa para o Pará em 1727 – HISTÓRIA DO CAFÉ

Por: Gazeta Mercantil

A história narra que as primeiras mudas de café foram trazidas da Guiana Francesa para o Pará em 1727, pelo oficial português Francisco Melo Palheta. As primeiras exportações datam de cerca de quinze anos após essa data, quando foram embarcadas 15 arrobas do grão. A partir de então, a commodity se espalhou pelo País e foi uma das principais fontes de recurso do programa de industrialização do Brasil promovido pelo então presidente Juscelino Kubitschek.


Eduardo Carvalhaes, do escritório Carvalhaes, explica que entre 1830 e 1840 o produto chegou ao Rio de Janeiro e expandiu suas atividades para São Paulo. “A partir da construção da ferrovia construída em São Paulo pelo Barão de Mauá, o produto chegou a Minas Gerais e ganhou importância em todo o Brasil”.


Até os anos 50, o café respondia por mais de 60% das divisas brasileiras. Atualmente, o café não tem mais o peso na balança comercial semelhante aquela década, o que mostra que o Brasil cresceu, deixou de ser agroexportador e hoje comercializa vários produtos, assim como itens agrícolas diversificados. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, e o segundo maior mercado consumidor (atrás dos Estados Unidos). Em 2008, a produção brasileira foi de 46 milhões de sacas; as exportações foram de 29,5 milhões de sacas, e o consumo interno de 17,66 milhões de sacas.


Como produto, o café foi fonte de inspiração para artistas consagrados como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. O café ainda patrocinou grandes eventos, como a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, e que mudou radicalmente o mundo artístico e cultural brasileiro.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.