PRIMEIRA ESTIMATIVA DE SAFRA CAFEEIRA PAULISTA, 2011/12



 


            A primeira estimativa de safra de café 2011/12, em São Paulo, sugere uma substancial diminuição na quantidade produzida no estado, contabilizando-se apenas 3.423.895 sacas a serem colhidas, ou seja, redução de 26,55% frente a safra anterior (Tabela 1).
 


Tabela 1 – Estimativas da Safra Cafeeira 2010, Estado de São Paulo, 10 Levantamento, Janeiro de 2011

 

\"\"



 

 

Fonte: CONAB/CATI/IEA.

 




            A área total somou 175.781 hectares, enquanto aquela em formação, portanto, sem produção alcançou os 8.634 hectares. Considerando apenas a área em produção, a produtividade das lavouras paulistas deverá alcançar a média de 20,49 sc/ha.
 


            Tais resultados refletem a já esperada diminuição na produção decorrente da bienalidade natural da lavoura.
 


            A recente escalada das cotações do produto deverá contribuir na reversão da longa tendência de redução de área cultivada no Estado, em que a cafeicultura tem cedido áreas para outras atividades agropecuárias. Todavia, a quantidade de talhões erradicados não promoveu diminuição expressiva no parque cafeeiro que ainda conta com uma população de 490,646 milhões de covas. A relativa estabilidade do parque cafeeiro é resultado da implantação de novos estandes com maior número de plantas, pois enquanto na área em formação a densidade se aproxima das 3.500cv/ha, a média de estande da área em produção não alcança as 2.800cv/ha.
 


            À época do levantamento o estoque ainda não comercializado depositado nas próprias propriedades, cooperativas e armazéns ainda carregava 1,7 milhões de sacas de café beneficiado. Tal quantidade de produto encontra-se na iminência de não conferir segurança ao abastecimento durante a entressafra e essa é uma das razões para a escalada dos preços, pois idêntica situação ocorre nos demais estados produtores da bebida.
________________________________________________
1 Assistente Técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


2 Pesquisador Científico do Instituto de Economia Agrícola (IEA), Agência Paulista de Tecnologia para os Agronegócios. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.


 



Antônio José Torres


 


Bernardo Lorena Neto


 


Celma da Silva Lago Baptistela


 


Celso Luis Rodrigues Vegro


 


José Alberto Ângelo


 


Maria Carlota Meloni Vicente


 


Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.