Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta segunda-feira o programa de rádio semanal café com presidente destacando o esforço do governo e dos empresários brasileiros para promover a utilização do álcool em outros países e, ao mesmo tempo, produzir biodiesel.
Segundo o presidente, o Brasil produz hoje 16,5 bilhões de litros de álcool. Essa produção, aliada à adição de 23% de álcool na gasolina, coloca o país na frente de outros países na utilização de combustíveis menos poluentes.
“O Brasil vive um momento muito interessante, eu diria um momento auspicioso porque detém a tecnologia da produção de álcool como nenhum outro país do mundo detém”, disse Lula.
Ele ressaltou que há um trabalho feito entre governo e empresários brasileiros “na tentativa de convencer o mundo desenvolvido a colocar álcool na gasolina para diminuir a emissão de gases que tanto poluem o planeta Terra e tanto preocupam os países do mundo e preocupam os ambientalistas”.
Além do álcool, com a produção do biodiesel – combustível feito à base de sementes oleaginosas como mamona, pinhão manso, girassol, caroço de algodão e soja – o Brasil “deu mais um passo na frente”, na opinião do presidente.
“Nós estamos outra vez na frente mostrando ao mundo que é possível ter um combustível renovável, menos poluente, muito mais barato, muito mais rentável e muito mais gerador de emprego porque você contrata isso da agricultura familiar.”
Agência Brasil