Presidente da EPAMIG receberá Comenda Antônio Secundino de São José

(Patos de Minas – 1 de junho) O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Rui da Silva Verneque, receberá a Comenda “Antônio Secundino de São José”, uma das mais importantes do setor agropecuário. Outorgada pelo Governo do Estado, a Comenda homenageia, todo ano, 11 personalidades e instituições que se destacam no desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente do cenário mineiro.
 
Rui da Silva Verneque tem graduação e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz /USP (1994) e é pesquisador ‘A’ da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1982. Apresenta um vasto currículo, com inúmeras publicações científicas em periódicos de alto impacto, publicações técnicas, livros e capítulos de livros, orientações e co-orientações de mestrado e de doutorado. Tem experiência nas áreas de Bioestatística e Genética, com ênfase em Genética Quantitativa, Modelagem e Avaliação Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: gado de leite, seleção, produção de leite e avaliação genética.

Foi coordenador do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Zebu Leiteiro de 2006 a 2015. Entre 2004 e 2009 foi membro das Câmaras de Agricultura (CAG) e de Veterinária e Zootecnia (CVZ) da Fapemig, sendo coordenador da CVZ de 2007 a 2009. De 2011 a 2013 foi membro do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (CONCEA/MCT). Entre setembro de 2008 e fevereiro de 2014 foi chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite. Além de pesquisador há quase 33 anos e presidente da EPAMIG, é produtor rural, dedicando-se a atividades no desenvolvimento da bovinocultura de corte e de leite no Estado de Minas Gerais.

Comenda

O inspirador da Comenda, criada em 1991, foi Antônio Secundino, nascido na Fazenda do Onça, no então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi estudar no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que há 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.
 
A solenidade de entrega da Comenda “Antônio Secundino de São José” será realizada em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, dia 02 de junho, durante a 57ª Festa Nacional do Milho (Fenamilho), que acontece entre os dias 29 de maio a 07 de junho. A Fenamilho contará com a participação de todo sistema operacional da Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais por meio de um estande, onde serão apresentados os projetos de pesquisas, programas e as ações da EPAMIG, IMA, Emater e Ruralminas.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.