Preocupação sobre qualidade do café foca formas de colheita

16 de dezembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

16/12/2009 – O Brasil enfrentará uma complicada safra de café em 2010, após as chuvas intensas, porém ainda poderia obter grãos de boa qualidade se os preços motivarem os produtores a colher com maior cuidado, segundo apontaram fontes do Ministério da Agricultura do país. Os sinais de uma safra problemática já são visíveis nas lavouras. Meses de chuvas causaram um florescimento de modo irregular, em vez de uniforme, o que significa que os frutos que serão colhidos no próximo ano serão uma mescla de cerejas maduros e verdes. Os produtores apontam que não é compensador manter os trabalhadores nas lavouras colhendo apenas cafés maduros, sendo que o processo é, então, executado todo de uma só vez.

No entanto, um preço mais forte poderia incentivar os produtores a cuidar mais do processo. “A boa qualidade em 2010 dependerá do que os produtores façam um bom trabalho na colheita, algo que apenas será efetuado com preços bons”, destacou Manoel Bertone, secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura. “Não estou dizendo que teremos uma qualidade ruim, mas muito vai depender da forma de colher”, complementou.

A mudança de estação geralmente ajuda as árvores a produzir frutos com maturação mais uniforme. O clima seco de inverno faz com que as plantas apresente um estresse hídrico durante a safra, porém as chuvas da primavera trazem a vida de volta e permitem um florescimento simultâneo. Entretanto, o inverno deste ano foi diferente, com muitas chuvas, e as árvores passaram de uma estação para a outra sem um período de seca que possibilitasse uma sincronização dos relógios biológicos. As informações partem da AgnoCafé / Café e Mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.