Prêmio Gerdau Melhores da Terra incentiva a pesquisa agrícola na América do Sul












Felipe Reinaux, diretor de Marketing do Grupo Gerdau, e a comissão julgadora do prêmio durante o lançamento da 25ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, em Ribeirão Preto (SP)


Os trabalhos acadêmicos ganham destaque no Prêmio Gerdau Melhores da Terra, o maior reconhecimento para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas da América do Sul. A categoria Pesquisa e Desenvolvimento — uma das três classificações do prêmio —, que avaliava uma área de estudo da engenharia, agora passa a analisar sete. “Essa é uma forma de valorizar a pesquisa científica, tão importante para o futuro do agronegócio na América do Sul”, destaca o coordenador da comissão julgadora, Luiz Fernando Coelho de Souza.

A categoria Pesquisa e Desenvolvimento abre espaço para trabalhos nas áreas de construções rurais e ambiência; energia na agricultura; engenharia de água e solo; ciência e tecnologia pós-colheita; topografia, fotogrametria e sensoriamento remoto; ensino, pesquisa, extensão e política profissional. Essa categoria apresenta à indústria os melhores trabalhos acadêmicos em engenharia agrícola, elaborados por estudantes de graduação e pós-graduação ou profissionais das ciências agrárias ligados a instituições de ensino e pesquisa.

O prêmio tem ainda as categorias Destaque e Novidade. A Destaque reconhece as tecnologias lançadas no mercado há mais de um ano. Os participantes são avaliados pela comissão julgadora, formada pelos principais especialistas em mecanização agrícola da América do Sul, a partir de entrevistas feitas pessoalmente com os usuários, agricultores do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. A partir das entrevistas, a comissão elege os vencedores e elabora um perfil detalhado de cada produto, com informações sobre segurança operacional, desempenho e qualidade da entrega, da assistência técnica, da revenda e do atendimento pós-venda. Esse relatório, uma espécie de consultoria gratuita que garante a confidencialidade dos entrevistados, é enviado às empresas participantes, o que contribui para o aperfeiçoamento do setor de máquinas e equipamentos agrícolas.

As inovações tecnológicas apresentadas no mercado há, no máximo, um ano concorrem na categoria Novidade. Podem competir máquinas e equipamentos lançados na feira agropecuária Expointer de 2006 e participantes da edição deste ano. A comissão julgadora avaliará os equipamentos nos estandes das empresas participantes, durante a Expointer 2007, que será realizada entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, em Esteio (RS).

As inscrições para o prêmio são gratuitas e podem ser feitas pelo website www.melhoresdaterra.com.br. O prazo de inscrição para a categoria Destaque vai até 11 de junho. Para as categorias Novidade e Pesquisa e Desenvolvimento as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.