Prejuízo de exportador de fruta é de R$ 20 mi

10 de novembro de 2005 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: Agência Estado/PanoramaBrasil

A greve dos fiscais agropecuários federais vai causar um prejuízo de pelo menos R$ 20 milhões esta semana para os exportadores de frutas do Vale do São Francisco, norte da Bahia. Eles deverão deixar de embarcar a Europa e Estados Unidos cerca de um milhão de caixas de mangas e uva. Os fiscais são responsáveis pela emissão dos laudos fitossanitários do Ministério da Agricultura que permitem a venda de produtos brasileiros no exterior.

A Associação dos Exportadores do Vale do São Francisco (Valexport) já pediu providências ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, no sentido de avançar nas negociações com os grevistas para que a paralisação seja encerrada imediatamente.

Paralisação

Os fiscais agropecuários federais podem estender o movimento além dos sete dias de paralisação previstos pela categoria, em greve desde a última segunda-feira. Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Wilson Roberto de Sá, a falta de sinalização por parte do Ministério do Planejamento pode levar os fiscais de todo o País a prolongar o movimento. “Vamos começar a fazer consultas para saber a opinião da categoria sobre a continuidade da greve”, disse Sá.

Ele informou que está garantido o efetivo de 30% da categoria em atividades como emergência sanitária e cadastro e fiscalização do trânsito de animais.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.