fonte: Cepea

Preços do café têm sido pouco compensadores para a maioria dos produtores brasileiros

AGÊNCIA MERCADOS


CAFÉ FRACO
Os preços do café têm sido pouco compensadores para a maioria dos produtores brasileiros. Nos últimos cinco anos, subiram apenas entre 5 e 8%, ficando abaixo da inflação e dos custos de mão-de-obra e dos insumos.
 
CONSUMIDOR GANHA
\”Para a indústria de café, a situação também não é favorável. Os preços nas prateleiras são os mesmos de quatro ou cinco anos atrás. \”Quem realmente saiu ganhando foi o consumidor, que tem uma bebida muito acessível e barata\”, diz Nathan Herszkowicz, da Associação Brasileira das Indústrias de café (Abic).
 
QUALIDADE MÍNIMA
Mesmo com o preço baixo, o Brasil está conseguindo colher um café de boa qualidade. Há duas semanas, o ministro Wagner Rossi, da Agricultura, assinou uma nova norma técnica para o café torrado e moído. O objetivo é criar um nível mínimo de qualidade para o café do dia-a-dia do brasileiro.
 
PINGADO NA CHAPA
Na avaliação de Herszkowicz, há uma melhoria da qualidade do café oferecido ao consumidor. Além de beber mais café, os brasileiros bebem tipos de cafés diferentes. \”O café filtrado, puro ou com leite, pingado com pão e manteiga na chapa na padaria é uma instituição nacional. Mas hoje também é comum o café expresso em padarias, bares, restaurantes e nas máquinas nas empresas

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.