Os preços do café atingiram seus níveis mais altos em oito anos, nesta quinta-feira
LONDRES (AFP) – Os preços do café atingiram seus níveis mais altos em oito anos, nesta quinta-feira, em Londres, devido ao risco de escassez do produto a curto prazo no Vietnã.
No Liffe, o mercado de derivados londrino, a tonelada do grão de café robusta para entrega em julho custava mais de 1.700 libras esterlinas à tarde, mas chegou a 1.718 libras esterlindas durante o pregão.
Estes máximos, que haviam sido registrados pela última vez em fevereiro de 1999, confirmam a alta dos preços, de 50% em quase um ano.
Esta tendência de alta se deve aos riscos relacionados à colheita do Vietnã, principal produtor e exportador mundial de café robusta.
Segundo a Organização Internacional de Café (ICO), o Vietnã representou 13% da produção mundial de café em 2006/07 e 36% da produção de grão robusta, com 15,5 milhões de sacas de 60 kg.
A demanda aumentou e, além disso, as reservas de café vietnamita estão em níveis baixíssimos, o que provoca “uma onda de compras por fundos de investimentos”, explicaram os analistas da corretora londrina Sucden.
Os preços também estão altos nos Estados Unidos devido ao fato de as previsões meteorológicas no Brasil serem pouco favoráveis ao principal exportador de café do tipo arábica. No New Tork Board of Trade uma libra de café valia 111,85 centavos àss 15H00 GMT.
Segundo a ICO, a produção brasileira deve cair 25% entre as safras 2006/07 e 2007/08.