Preços agrícolas fecham ano com alta de 7,39% em São Paulo

4 de janeiro de 2006 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: José Guerra/Agência Estado

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) do Estado de São Paulo em 2005 cresceu 7,39%, segundo os dados do Instituto de Economia Agrícola do Estado (IEA). O crescimento foi menor que o apurado em 2004, 9,64%, porém superior ao de 2003, 1,81%.

Segundo o pesquisador Nelson Martin, os produtos que apresentaram bom desempenho em 2005 — como a laranja, a cana e o café — devem manter a alta neste ano. A produção menor em São Paulo e a quebra da safra da Flórida, nos Estados Unidos, elevou o preço da laranja em 39,77% no ano passado. A cana foi outro destaque, com alta de 14,86% no ano, que deve manter o ritmo em 2006, impulsionado pela boa demanda por álcool e o açúcar. O cenário deve melhorar para o café, cujos preços caíram 7,84% em 2005, mas que neste ano podem subir graças a oferta mais ajustada no mercado mundial.

Os preços dos produtos de origem animal tiveram queda de 3,47% em dezembro, pressionados pelo embargo às carnes brasileiras devido aos focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná.

Martin considera que a tendência de baixa deve se manter no primeiro trimestre deste ano devido a restrições às importações de carnes, principalmente por parte da Rússia. “Até que se resolva esta questão, a tendência deve permanecer a mesma. Os preços devem melhorar apenas no segundo semestre do ano”, avalia o pesquisador. Em dezembro, os preços recebidos pelos agricultores paulistas subiram 1,36%. Apesar da alta, o índice ainda ficou 2,02 pontos percentuais menor que os 3,38% registrados em novembro.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.