MERCADO ABERTO
14/05/2010
Preço de commodities deve cair abaixo da cotação de dezembro
Os preços internacionais das commodities devem fechar este ano abaixo das cotações de dezembro de 2009.
De acordo com projeções da RC Consultores, o índice Reuters/Jefferies CRB (Commodity Research Bureau), que reúne uma cesta com 19 commodities, irá apresentar queda de 5% em dezembro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Entre as commodities que fazem parte do índice estão petróleo, alumínio, cobre, níquel, ouro, soja, açúcar, trigo e café.
Os principais motivos para a retração das cotações são a entrada da Europa em terreno recessivo, a contenção do crescimento chinês, a inibição da recuperação econômica norte-americana e um esfriamento do comércio internacional, de acordo com a consultoria.
O aperto monetário chinês no início deste ano e a valorização do dólar no mundo todo já vinham enfraquecendo os preços internacionais das commodities, segundo Fábio Silveira, sócio da RC Consultores.
Grande exportador de matérias-primas, o Brasil vai sentir o reflexo da queda de preços no superavit da balança comercial.
\”Com a Europa, que representa cerca de 20% do PIB mundial, entrando em recessão, as vendas externas irão recuar\”, diz Silveira.
A RC ajustou o saldo da balança de US$ 12 bilhões para US$ 8 bilhões. \”Tanto as commodities agrícolas como as não agrícolas irão sofrer pressão baixista nos próximos meses.\”