Preço ao produtor de SP sobe 2,34% na segunda quadrissemana
Produtos que tiveram maiores altas foram carne bovina, batata, café, amendoim e soja
Agência EstadoO Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pelo produtor rural paulista (IqPR) subiu 2,34% na segunda quadrissemana de novembro, de acordo com levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Em boletim divulgado nesta segunda, dia 22, o órgão informou que o IqPR-V (grupo de produtos de origem vegetal) registrou elevação de 1,48% no período e o IqPR-A (grupo de produtos de origem animal) fechou o mês em alta de 4,47%.
Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice (por causa da sua importância na ponderação dos produtos), tanto o IqPR como o IqPR-V fecham, positivamente, em 2,82% e 1,25%, respectivamente. A cana-de-açúcar, mesmo apresentando elevação pouco significativa de preços, por ser o principal produto da agropecuária paulista acaba segurando a alta do índice geral (influenciado pela elevação da carne bovina), mas auxiliando na variação para cima dos produtos de origem vegetal.
Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas nesta quadrissemana foram carne bovina (13,73%), batata (12,74%), café (8,30%), amendoim (8,25%) e soja (6,82%).
AGÊNCIA ESTADO