Posicionamento – Galvani

Esclarecimento – Serra do Salitre Agora

Com relação à reportagem publicada pelo portal da Revista Cafeicultura, a Galvani esclarece que apresentou à Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba e a todos os demais órgãos responsáveis todas as documentações e estudos que comprovam a cumprimento dos parâmetros legais estabelecidos para outorga de recursos hídricos.


Para garantir a qualidade e o volume de água representadas em duas barragens de água limpa que abastecerão as operações do seu Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, a Empresa apresentou aos órgãos responsáveis, durante os processos de licenciamento destas atividades, todos os estudos de disponibilidade hídrica solicitados. A Galvani mantém um sistema de captação e bombeamento de água, horímetro e equipamentos hidrométricos para comprovar a vazão das fontes represadas e restituição de água ao curso do rio após o barramento. Periodicamente, a Empresa envia relatório – cujo acesso é público – ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) com as informações de monitoramento das fontes de água a montante e jusante da barragem, que demonstram que não há impacto na disponibilidade ou qualidade da água.


Os estudos realizados para a obtenção das licenças e os monitoramentos constantes realizados pela empresa em diversos pontos próximos da operação e dentro do Domo Salitre demonstram ausência de impacto decorrente da operação na qualidade e quantidade de água das fontes hídricas.


A respeito da habilitação do responsável técnico pelo estudo apresentado, a Galvani reforça que o estudo foi realizado por profissionais de diversas especialidades, entre eles geólogos, engenheiros ambientais, técnicos ambientais e geógrafos – todos com vasta experiência neste segmento – e que o profissional que assinou o estudo, engenheiro civil, possui mestrado e doutorado nas áreas ambientais e de recursos hídricos em instituições de ensino referências no Brasil e Estados Unidos. Cabe ressaltar, ainda, que a responsabilidade para executar e assinar este tipo de estudo consta na lista de atribuições do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), confirmando a capacidade técnica do profissional para este fim.


Como parte de sua política de transparência, a Galvani disponibiliza para a comunidade o Linha Verde, um número telefônico que funciona 24 horas por dia para atender e encaminhar reclamações, sugestões e comentários a respeito das questões ambientais da Empresa. O programa pode ser acessado de qualquer localidade por meio do telefone gratuito 0800-7748677.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.