Virgínia Alves
O preço do café vai subir a partir do próximo Outono, anunciou ontem em comunicado a Associação de Hotelaria e Restauração, dizendo que a subida de preços é a única forma de ultrapassar a situação \”insustentável\” que o sector atravessa actualmente.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) há muito que vinha dando conta do mal estar sentido no sector, apresentando propostas e soluções como, por exemplo, a descida do IVA na restauração para equiparar com Espanha, mas lamentando nunca serem ouvidos.
Agora anunciam, em forma de comunicado enviado à Comunicação Social: \”Chegou o momento que já previmos, em que a partir do próximo Outono os preços de venda vão começar a disparar, com o simbólico café à cabeça\”.
Utilizam o preço do café por ser \”o exemplo mais flagrante\”, uma vez que o preço médio do café em Portugal ronda os 0,55 cêntimos, \”notoriamente o mais baixo de toda a Europa\”.
Mas a subida de preços não se ficará pelo café. Atingirá todos os produtos e a AHRESP explica no comunicado as razões para essa decisão, que passam desde logo pela quebras das receitas médias anuais do sector na ordem dos 25%, desde a entrada em vigor do euro, em Janeiro de 2002, quando \”os preços de venda só sofreram um aumento médio acumulado de 6,5%\”.
Sublinha ainda que a especulação virou-se agora para as \”aplicações alimentares e energéticas\”, e que \”os preços dos cereais e do café vão manter a sua escalada\”.
Para o anunciado aumento de preços a partir do Outono a associação refere ainda os custos com a mão-de-obra, com aumentos acumulados nos últimos nove anos (36,5% para o salário mínimo e 25% para o salário médio).
Argumentos para as subidas
Do rol das explicações que a AHRESP apresenta para os novos preços na nova estação estão também os aumentos dos impostos, \”com o IVA da Restauração superior em 5% à vizinha Espanha, das múltiplas taxas, das energias, e de muitos custos de contexto, com destaque para as comissões dos cartões de crédito e débito, para além da água\”.
Assim, dizem que entre baixar a qualidade, despedir trabalhadores e subir preços, \”quando muitos fornecedores, muitos monopolistas, o Estado e as autarquias pressionam com aumentos, e a inflação a subir\”, os associados da AHRESP optaram por aumentar os preços de venda.