A Companhia Docas do Estado de São Paulo publicou ontem (8) o edital do projeto-executivo da passagem subterrânea que irá segregar o trânsito ferroviário e rodoviário no Valongo, no Porto de Santos (SP). Conhecido como mergulhão, o projeto é o último que faltava ser licitado para eliminar as interferências rodoferroviárias no cais santista. Ele será construído em frente aos armazéns 1 ao 8 do Valongo, de forma que os trens circularão na parte superior e os veículos na inferior da estrutura.
Vencerá a licitação a empresa ou consórcio que fizer a melhor oferta. A abertura das propostas será no dia 29 de março, às 10h, na sede da Codesp.
O primeiro gargalo eliminado foi o do Paquetá, próximo aos terminais açucareiros, cuja entrega final da obra acontecerá ainda este mês. O outro, na Praça da Santa, em frente ao terminal de passageiros (Concais), já está licitado e as obras devem iniciar em abril.
Fonte: Revista Ferroviária