19:08 23/9/2009, Bradesco Rural
SAFRAS (23) Foram iniciados nesta quarta-feira (23) os trabalhos de reposicionamento da boias de sinalização do Canal da Galheta, que dá acesso aos complexos portuários paranaenses, para que a Capitania dos Portos do Paraná possa autorizar o restabelecimento da navegação noturna. A previsão da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) é de que esse trabalho seja concluído até o final da próxima semana, o que dependerá das condições do tempo e do mar.
Durante os serviços de dragagem emergencial, concluídos no final de julho, foi necessário remover alguns pares de boias para permitir o trabalho da draga. A dragagem, além de devolver a profundidade de 15 metros, corrigiu o traçado original do Canal da Galheta. O reposicionamento das boias tem o propósito de colocar a sinalização em conformidade com o traçado atual. Paralelamente, está em andamento o processo de licitação para aquisição de 56 novas boias luminosas para substituir equipamentos que estão tanto em mar aberto quanto nas águas abrigadas da baía de Paranaguá. Parte das novas boias ficará como reserva técnica para substituições emergenciais.
A licitação prevê, ainda, a compra de uma estação de rádio-base para monitoramento remoto e manutenção da sinalização náutica. A abertura da licitação está programada para o dia 2 de outubro, às 9h30. Será na modalidade de pregão eletrônico, com valor máximo estipulado em pouco mais de R$ 3,5 milhões, que serão pagos com recursos próprios. Com o investimento na compra de boias, a Appa pretende garantir segurança à navegação e manter os índices de eficácia de sinalização náutica em patamares elevados (acima de 95%), atendendo parâmetros estabelecidos pela International Association of Marine Aids To Navigation Lighthouse Authorities (Iala/AISM).
Em julho, os portos do Paraná atingiram 96% de eficácia, o que motivou, inclusive, manifestação de reconhecimento por parte do capitão dos Portos do Paraná, capitão-de-mar-e-guerra Marcos Antônio Nóbrega Rios. A Appa aguarda parecer do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) órgão vinculado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) sobre o levantamento batimétrico do Canal da Galheta feito após a dragagem. A Capitania dos Portos do Paraná depende dessa aprovação para reavaliar o tamanho do calado dos navios que poderão acessar os portos paranaenses.
A Appa irá investir outros R$ 2,16 milhões na recuperação das defensas do píer de inflamáveis e do cais comercial do Porto de Paranaguá. Defensas são estruturas de borracha que absorvem o impacto dos navios durante as manobras de atracação ou desatracação. O edital de licitação para contratação desses serviços já está disponível na sede da Appa, em Paranaguá. A abertura da concorrência está marcada para 19 de outubro, às 10 horas.
Para melhorar as condições operacionais no cais do Porto de Paranaguá está previsto, ainda, um investimento de R$ 565,8 mil para reparos completos em empilhadeiras, tratores e caminhões da Appa, que dão suporte às operações de embarque e desembarque de cargas na faixa portuária. A contratação desses serviços se dará por meio de pregão eletrônico a ser realizado no dia 5 de outubro, às 14 h. As informações são da APPA. (VA)