fonte: Cepea

Portos ainda são gargalo para exportação de cafés do Brasil

Segundo a Cecafé atraso de navios no Porto de Santos chega a 85% no mês de junho

Por Carolinne Souza, Revista Cafeicultura

Mesmo com os gargalos logísticos, como atrasos de navios no porto de Santos, a exportação de cafés do Brasil alcançou o volume histórico de 47,300 milhões de sacas de 60 kg no ano safra 2023/24.

Apesar de o porto ter sido responsável por 68,9% dessas exportações, o que corresponde a 32,607 milhões de sacas, o embarcadouro santista registrou seu menor percentual na história.

Conforme números do Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela ElloX Digital em parceria com o Cecafé, 254 navios destinados à exportação de café sofreram atrasos ou alterações de escala nos portos brasileiros em junho, número que representou 62% dos 413 porta-contêineres movimentados no mês passado. Somente em Santos, foram 118 embarcações que tiveram atraso no processo de embarque, ou 82% do total.

Eduardo Heron, diretor técnico da Cecafé, reforçou em coletiva que o volume histórico é fruto de um esforço dos produtores para cumprir a entrega mesmo com os atrasos que acarretam um alto custo adicional.

Heron explica que o espaço é limitado, o que atrapalha o fluxo de contêineres. Vale lembrar que recentemente o Brasil se tornou o maior exportador de algodão, a tendência é que o agro brasileiro esteja cada vez mais presente no mercado mundial, dessa forma, os investimentos em novos portos e mais espaços nos já existentes, como forma de alívio do fluxo, não é necessário apenas à cultura do café.

Além disso, os problemas climáticos enfrentados pelo Vietnã e Indonésia, evidenciaram que nenhum país irá depender apenas de uma origem, não é à toa que o robusta brasileiro ocupou esses espaços deixados pela oferta reduzida de outros produtores e obteve um aumento de 463% nas exportações de janeiro a junho deste ano em comparação ao período homólogo.

Sendo assim, se o Brasil se tornar uma opção cara ao importador e com muitos atrasos na entrega, é possível que outras origens, com preço mais competitivo, se tornem escolha dos nossos parceiros.

*TODOS OS DADOS FORAM RETIRADOS DO RELATÓRIO MENSAL DA CECAFÉ https://www.cecafe.com.br/publicacoes/noticias/export-jun24-20240710/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.