Portos ainda são gargalo para exportação de cafés do Brasil

Segundo a Cecafé atraso de navios no Porto de Santos chega a 85% no mês de junho

Por Carolinne Souza, Revista Cafeicultura

Mesmo com os gargalos logísticos, como atrasos de navios no porto de Santos, a exportação de cafés do Brasil alcançou o volume histórico de 47,300 milhões de sacas de 60 kg no ano safra 2023/24.

Apesar de o porto ter sido responsável por 68,9% dessas exportações, o que corresponde a 32,607 milhões de sacas, o embarcadouro santista registrou seu menor percentual na história.

Conforme números do Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela ElloX Digital em parceria com o Cecafé, 254 navios destinados à exportação de café sofreram atrasos ou alterações de escala nos portos brasileiros em junho, número que representou 62% dos 413 porta-contêineres movimentados no mês passado. Somente em Santos, foram 118 embarcações que tiveram atraso no processo de embarque, ou 82% do total.

Eduardo Heron, diretor técnico da Cecafé, reforçou em coletiva que o volume histórico é fruto de um esforço dos produtores para cumprir a entrega mesmo com os atrasos que acarretam um alto custo adicional.

Heron explica que o espaço é limitado, o que atrapalha o fluxo de contêineres. Vale lembrar que recentemente o Brasil se tornou o maior exportador de algodão, a tendência é que o agro brasileiro esteja cada vez mais presente no mercado mundial, dessa forma, os investimentos em novos portos e mais espaços nos já existentes, como forma de alívio do fluxo, não é necessário apenas à cultura do café.

Além disso, os problemas climáticos enfrentados pelo Vietnã e Indonésia, evidenciaram que nenhum país irá depender apenas de uma origem, não é à toa que o robusta brasileiro ocupou esses espaços deixados pela oferta reduzida de outros produtores e obteve um aumento de 463% nas exportações de janeiro a junho deste ano em comparação ao período homólogo.

Sendo assim, se o Brasil se tornar uma opção cara ao importador e com muitos atrasos na entrega, é possível que outras origens, com preço mais competitivo, se tornem escolha dos nossos parceiros.

*TODOS OS DADOS FORAM RETIRADOS DO RELATÓRIO MENSAL DA CECAFÉ https://www.cecafe.com.br/publicacoes/noticias/export-jun24-20240710/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.