Política econômica equivocada prejudica investimentos e exportações

“Estamos pagando taxa Selic sobre os títulos públicos emitos no Brasil, fazendo uma reserva cambial acima dos US$ 200 bilhões, sendo aplicados no tesouro americano a uma taxa de 0,25% ao ano, em detrimento da poupança interna e dos investimentos em infra-estrutura”. A avaliação é do deputado fedetal Alfredo Kaefer (PSDB-PR) ao comentar na Câmara os equívocos da política econômica do atual governo.


Ainda segundo Alfredo, a carga tributária sobre a atividade produtiva saltou de 25% do PIB para 37% do PIB nos úlitmos 25 anos (em impostos federais), sem que isso represente retorno para a sociedade. “Esse dinheiro nem está sendo usado para pagar a dívida pública e nem para fazer os investimentos que o país precisa em infraestrutura; pelo contrário, está sendo gasto no custeio de uma gingantesca e inchada máquina pública”, questiona.


O parlamentar paranaense chama a atenção para o fato de o governo bater recordes sucessivos na arrecadação de impostos (mais de R$ 245 bilhões nos primeiros quatro meses do ano) e, de forma contraditória, gastar quase tudo no custeio da administração. “Sobra muito pouco para investimentos. Temos uma das menores taxas de investimento em relação ao PIB entre todos os países emegentes”, destaca.


Controle do Câmbio
Alfredo diz ter ficado satisfeito quando ouviu do pré-candidato a presidente do PSDB, José Serra, a afirmação de que “o Banco Central não é a Santa Sé”, referindo-se à independência sem limites ou controle da instituição, que controla a política monetária do país à revelia do ministro da Fazenda e até do presidente da República.


De acordo com Alfredo Kaefer, que também é industrial no setor do agronegócio e exportador, o câmbio atual, com o dólar defasado e o real supervalorizado, está reduzindo as exportações e estimulando a importação de produtos da China, Coreia e India, entre outros. “Em outras palavras, estamos perdendo mercado, prejudicando nossas empresas e simultaneamente gerando empregos em países do outro lado do mundo”, comenta.


O deputado Alfredo Kaefer tem cobrado com insistência uma mudança de rumos na política econômica e, em especial, na política cambial. “É fundamental mudar essa política, cujos resultados são desastrosos para o setor produtivo nacional”, afirma.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.