Belo Horizonte, 8 – Uma operação com 130 homens das polícias civil e militar de Minas Gerais prendeu 18 pessoas – dois policiais civis entre elas – envolvidas em roubo de carga de café. A operação, batizada de Ouro Negro, foi e realizada em nove municípios mineiros, das regiões sul e da zona da mata.
A quadrilha abordava caminhões usando dois veículos. Os motoristas eram rendidos, colocados junto com a carga e depois abandonados. Hoje, além das prisões, foram apreendidos dez veículos, 60 sacas de café, uma arma calibre 38, notas fiscais, computadores, celulares e documentos diversos usados pela quadrilha.
A secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais ainda não tem o levantamento completo sobre os prejuízos causados pelo roubo da carga. Segundo as informações, as investigações do Gabinete Integrado de Segurança Pública (GISP) começaram em novembro do ano passado.
Os presos foram ouvidos, autuados e conduzidos para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Os dois policiais civis que integravam o grupo, ambos lotados na delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da capital também foram presos e estão na Corregedoria da Polícia Civil. Dois membros da quadrilha ainda estão foragidos.