Polícia Civil prende dupla que desviava café de pequenos produtores em Garça

Café foi devolvido para a vítima e investigadores também encontraram duas armas de fogo na casa em que a dupla dormia

21 de agosto de 2019 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: Garçaweb.com

A Polícia Civil prendeu dois homens em flagrante nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, acusados de furto mediante fraude, desviando café de pequenos produtores rurais de Garça. Eles possuíam uma máquina que beneficiava o café, mas uma parte era desviada para um compartimento secreto. Na residência em que estavam morando, os policiais civis também localizaram duas armas de fogo e munições.

De acordo com o delegado Gustavo Danilo Pozzer, o Setor de Investigações Gerais (SIG), recebeu informações sobre indivíduos que estariam com uma máquina para benefício de café, instalada em cima de um caminhão, trabalhando em pequenas propriedade rurais da cidade, sendo que parte do café estaria sendo desviado em um mecanismo existente nesse equipamento.

Os investigadores obtiveram informações sobre o local em que os criminosos estariam atuando, em um sítio no bairro Roça Grande. O delegado Gustavo Danilo Pozzer, a delegada Márcia Bicalho Borini e os investigadores do SIG foram ao local e flagraram o momento em que o café estava sendo beneficiado na máquina. Eles exigiram que o equipamento fosse desligado, iniciando uma vistoria.

Na coluna principal da máquina, perto da cabine, os policiais civis localizaram uma tampa com quatro parafusos, repleta de café beneficiado. Em outro compartimento, perto da peneira classificadora, foi encontrada outra grande quantidade do produto. Foram recuperadas 10 sacas de café limpo, que estavam sendo desviadas pelos criminosos. Foi constatado que a cada 50 sacas, a máquina conseguia desviar 10 sacas.

Os policiais civis foram até o local onde a dupla estava dormindo, em um sítio vizinho, encontrando duas armas de fogo, sendo uma calibre 38, com numeração suprimida, e outra de calibre 32, ambas municiadas, além de duas sacas de café. Pelas características do produto, os investigadores constataram que eram da mesma vítima, já que ali trabalhavam há quatro dias. Moradores em Minas Gerais, os acusados foram levados para a delegacia da Polícia Civil, sendo autuados em flagrante por furto mediante fraude e posse ilegal de arma de fogo. 

C.S.F. confessou ser o proprietário das duas armas. Ele afirmou que as adquiriu de um desconhecido no distrito de Jafa, pelo valor de R$ 1,5 mil, para garantir sua segurança pessoal. Também afirmou desconhecer o desvio do café e contou que o outro preso não sabia da existência dos revólveres.

E.C.P. afirmou ser o proprietário do caminhão e da máquina de beneficiar o café. Ele disse que instalou o mecanismo para desviar o café beneficiado e que C.S.F. nada sabia sobre o furto. O acusado disse ter prestado serviços em outros quatro sítios em Garça, mas afirmou que não havia acionado o dispositivo para desviar o café. O indiciado também contou que não tinha comprador certo para o produto que estava desviando.

“Vamos continuar com as investigações em busca de eventuais vítimas e possíveis receptadores do café desviado. O caminhão e a máquina foram apreendidos, bem como as armas de fogo e munições. O café foi devolvido e conseguimos evitar um prejuízo maior para essa vítima”, disse Pozzer.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.