Ferramenta poderá ser alimentada mesmo sem conexão com Internet
São Paulo, 2 de outubro de 2017 – O café está entre as culturas agrícolas em que a sustentabilidade está mais avançada, como provam os programas nacionais da Plataforma Global do Café (GCP) em oito países produtores, com destaque para o Brasil. Com o aplicativo para monitorar as práticas do Currículo de Sustentabilidade do Café, que o Programa Brasil da GCP lança hoje, será agora possível quantificar as práticas adotadas, determinar evoluções e carências e comparar regiões. Essa nova etapa reafirma o pioneirismo do programa brasileiro e do País no tema.
O aplicativo estará disponível sem custos para membros e parceiros da GCP, para uso em smartphones e tablets, no sistema Android, pela Google PlayStore, com o nome “Currículo de Sustentabilidade do Café”, e poderá ser alimentado off-line. Os membros da Plataforma terão acesso aos relatórios comparativos da base de dados, regiões, etc. Já os não membros terão acesso apenas aos relatórios de sua entidade. O app também poderá ser baixado em computadores por meio dos links disponíveis no site https://gcp.angularlabs.com.br.
Criado coletivamente por membros e parceiros da GCP para estabelecer uma abordagem nacional, o Currículo de Sustentabilidade do Café abrange 122 práticas para orientar o produtor, sendo que as principais foram destacadas como 18 Itens Fundamentais a fim de facilitar e concentrar esforços em sua aplicação. O aplicativo permitirá avaliar as 122 práticas do Currículo, os Itens Fundamentais, bem como avaliar os 35 indicadores de sustentabilidade, definidos pelo Grupo de Trabalho Brasil da GCP. Irá gerar ainda 25 diferentes relatórios que ajudarão a orientar as instituições em suas ações e projetos de sustentabilidade.
De acordo com a proposta da GCP de medir globalmente a sustentabilidade no café, um grupo de trabalho vem discutindo a definição de indicadores para aplicação internacional, o que gerará uma inédita base de comparação do Brasil com os demais países produtores.