REGIONAL
07/06/2010
Marília – O presidente do Sindicato Rural de Marília, Yoshimi Shintaku, disse que os agricultores plantam em período errado e correm maior risco para prejuízos, por isso acha importante a divulgação por parte dos técnicos do Ministério da Agricultura, quanto ao melhor período para início do plantio de café em todo o território nacional. “Desta forma o agricultor passa a ter uma segurança maior”, enfatizou o dirigente.
As condições mais favoráveis ao plantio de café, safra 2010, para três Estados e o Distrito Federal estão expressas nos zoneamentos agrícolas de risco climático publicados no Diário Oficial da União (DOU). Além do DF, as portarias de nº 129 a 136 incluem Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia e São Paulo.
Segundo o sindicalista mariliense, o volume de chuvas e a temperatura são os fatores climáticos que mais impactam no desenvolvimento da planta. O intervalo entre 19ºC e 21ºC são os ideais para a cultura, mas o cafeeiro tolera temperaturas de 18ºC a 23ºC. A planta também necessita de umidade adequada durante os períodos de vegetação e frutificação. A falta de chuva pode causar ressecamento dos ramos, morte das raízes e deficiência de nutrientes no cafeeiro.
De acordo com os estudos do Ministério da Agricultura, os melhores períodos para o plantio do café, que no caso de Goiás, Distrito Federal e Rondônia vai de 1 de outubro a 31 de dezembro; de 11 de setembro a 20 de novembro, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; de 11 de setembro a 31 de maio, no Paraná; de 1 de outubro a 31 de janeiro, em São Paulo, e de 1 de novembro a 31 de dezembro, no Espírito Santo.
“Nossa região se enquadra perfeitamente neste estudo que sugere investimentos no plantio de café somente a partir de outubro”,enfatizou Yoshimi Shintaku.