Pílula mineira: caminhada, compras e cafés na Savassi, em Belo Horizonte

19 de janeiro de 2010 | Sem comentários Cafeteria Consumo

18/01/2010 10:01:00 – Revista Viagem


Na próxima vez em que você for para Belo Horizonte, reserve umas três horas para passear na Savassi. Não importa se sua viagem será para trabalhar, ir ao casamento da cunhada, fazer baldeação para as cidades históricas. Deixemos  os outros programas bacanas de BH para outra ocasião e post.


Confie em mim: uma caminhada na Savassi, essa região de BH com muitas lojas, bares e restaurantes, vale como uma pílula de Minas. Você verá a cordialidade cotidiana no atendimento nas lojas, o hábito da leitura, do café e da conversa na profusão de cafés-livrarias e o barroco contemporâneo na moda e nas moças. Tudo isso sentindo aquela brisa leve, típica do clima de BH.


Vamos nessa? Então comece pelo café com Letras, cuja foto abre o post, na Rua Antônio de Albuquerque, que, como o próprio nome diz, é um mix de café com livraria. Existe há um tempão e continua bacana como sempre. Pegue um livro na estante, de um escritor mineiro, obviamente, e leve para sua mesa. Peça um café. Troque o livro. Peça uma taça de vinho e uma água. Mais um livro. Uma salada caprese. E se você não quiser mais sair daí, relaxe que a Savassi vai até você: lá é um entra e sai danado de gente e você vai poder ver tipos e livros interessantes.


Mas se você quiser cruzar o coração da região, vire à direita ao sair e continue na própria Antônio de Albuquerque por um quarteirão e meio. Chegou na Praça da Savassi que, mais do que uma praça, é um apanhando de esquinas. Continue por mais um quarteirão, até a esquina da Rua Paraíba e chegue na loja Mercado.


Fique de bobeira até a vendedora te cumprimentar com o “Ei, tá jóia?”, e te deixar à vontade para remexer e surtar com as bijoux e acessórios. Toda vez que vou lá saio com alguma peça diferentex: dessa vez foi a presilha de borboleta (R$49), que também é pingente (foto abaixo). Na vez anterior, um broche de arara lindo e divertido.


Se, ao sair de lá,  sentir que tanta excitação te deixou cansada, suba meio quarteirão da Rua Paraíba e pare na Livraria e café Mineiriana, que tem um café da Travessa na sua varanda. Peça qualquer coisa e veja que jeito legal que os livros ficam organizados na entrada. Take your time fazendo mais people watching.


Continue subindo a Rua Paraíba até a esquina com a Av. Cristóvão Colombo e vire à direita na Rua Fernandes Tourinho. Namore a vitrine da loja Botões, e continue até a loja do Ronaldo Fraga. Essa vale a visita: o projeto do arquiteto Paulo Waisberg é pura poesia. Depois de ver ou comprar as roupas – as coleções do Ronaldo Fraga sempre são inspiradas e bem conceituais-, o melhor de tudo: sentar no balanço.


Ao sair de lá, vire à esquerda e ande mais meio quarteirão até a Livraria e café Quixote.


Não, não quero que você tenha taquicardia de tanto café. É para comprar os lindos cartões da Anna Cunha que ficam no dispostos no balcão.


Tá acabando. Suba a Rua Pernambuco, que corta a Fernandes Tourinho, até a Av. do Contorno, vire à esquerda e caminhe meio quarteirão até uma galeria escondida. Nosso destino é a  Ingrid Bordados, um achado há mais de vinte anos (meu vestido de primeira comunhão é de lá!). Seus vestidos bordados à mão são um mix de Frida Kahlo com Fernanda Takai, meio mexicana dramática, meio mineira moderna. E o preço é ótimo. O da foto abaixo custa R$120.


Energia sobrando? Você está ao lado do Pátio Savassi, um shopping quase tão legal quanto um shopping pode ser. Lá tem lojas de marcas mineiras que valem a visita, como a Elisa Atheniense, de sapatos e bolsas, e a Patachou, que todo mundo conhece.


Não vale fazer esse roteiro no sentido contrário, começando pelo Shopping. O mais legal é caminhar na rua. E se você não gostar desse passeio, essa pílula mineira, precisaremos pensar numa pílula mais forte.


Georgia Barcellos só não acha que passear na Savassi é mais importante do que visitar sua avó.


café com Letras: Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi (Entre as ruas Alagoas e Sergipe) – (31) 3225 9973 / Mercado: Rua Paraíba, 1385, Savassi – (31) 3223-3186 / Ronaldo Fraga: Rua Fernandes Tourinho, 81, Savassi – (31) 3282-5379 / Quixote café: Rua Fernandes Tourinho, 274 – (31) 3227-3077 / Ingrid Bordados: Av. do Contorno, 6.000 – Loja 220 – (31)3281-1751.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.