PIB mineiro cresce 2,3%, bem acima da média nacional Alta

Por: O Tempo

07/03/2013 
 
Agronegócio, com destaque para o café, e construção civil, alavancaram o crescimento no Estado. Secretária Dorothea Werneck comemora resultado melhor que o de São Paulo
 
ANA PAULA PEDROSA

Depois do “pibinho” brasileiro, Minas Gerais comemorou ontem um resultado duas vezes e meia superior ao verificado no país em 2012. Enquanto no ano passado a economia brasileira cresceu apenas 0,9%, o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas avançou 2,3%, conforme dados divulgados pela Fundação João Pinheiro (FJP).


O agronegócio, em especial o café, foi o grande responsável pelo bom desempenho do Estado. “Já é esperado, devido à característica bianual da safra, que nos anos pares a contribuição do café seja maior”, disse o coordenador de contas regionais do Centro de Estatísticas e Informações da FJP, Raimundo Leal. Minas Gerais é o maior produtor de café do país, com cerca de um terço da produção nacional. No valor do agronegócio mineiro no ano passado, a cultura representou entre 35% e 40% e garantiu, sozinha, uma alta de 0,5 ponto percentual do PIB.


Além do café, a soja, que cresceu 4,5% no Estado e caiu 12% no país, e a cana-de-açúcar, com crescimento de 4,1% em Minas Gerais e teve queda de 5,6% no Brasil, também foram importantes para garantir o resultado. Leal lembrou ainda que outros Estados sofreram mais do que Minas Gerais com o período de seca.


“Os números do PIB de Minas Gerais em 2012 confirmam o momento extremamente favorável que atravessa a economia de nosso Estado. Comemoramos particularmente o crescimento de 4,4% da nossa agropecuária, setor fundamental em nossa economia, ante a queda de 2,3% no índice nacional”, afirmou o governador Antonio Anastasia.


Indústria. A indústria mineira cresceu 1,5%, enquanto, no país, a queda foi de 0,8%. O setor se beneficiou da característica da sua indústria, que tem forte participação na fabricação de insumos para o agronegócio e para a construção civil, setores com bom desempenho em 2012. Raimundo Leal, da FJP, destacou também o papel da Fiat, líder do setor automotivo no país, que contribuiu para o bom desempenho da indústria mineira no ano passado.


A construção civil, que representa cerca de 20% do valor adicionado total da indústria, teve bom desempenho, de 4,4%, enquanto no país a alta foi de 1,4%.


A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, comemorou os números. “Atingimos mais uma vez a meta de obter um crescimento superior ao do Brasil (de 0,9% em 2012) e ao do principal Estado da Federação, São Paulo (1,3%)”, comentou.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.